Aquilino

"Reconheci quanto havia de panaceia nas nossas doutrinas revolucionárias. A igualdade social há-de acabar por ser o nome duma constelação, a menos que o mundo dos oprimidos se não levante num ímpeto unânime, miraculosamente explosivo, e que para ser eficaz terá de ser consciente. E nestes termos, quando? A máquina, é certo, pode aliviar o escravo; remi-lo nunca. Estou em crer que o homem é fundamentalmente mau e que a luta de princípios não passa dum longo e fátuo escrever na areia. Oxalá me engane!"

Aquilino Ribeiro, in "Andam Faunos pelos Bosques"

11 comentários:

Graça Pires disse...

Obrigada pela visita e pelas palavras deixadas no meu "Ortografia". Virei aaqui mais vezes.

Lídia Borges disse...

Aquilino não se enganou, para mal dos nossos pecados.
Muito pertinente!

L.B.

Carmo disse...

Aquilino tão actual.

Grata pela visita ao meu blogue

Boa semana

MariaIvone disse...

Quão actuais estas palavras de Aquilino. Que pena ter acertado!

bj
MariaIvone

Maria Azenha disse...

...escrevemos na areia com ponteiros de espuma...
no relógio das veias,


mariah

Gabriela Rocha Martins disse...

por isso ,continuaremos ,ad aeternum ,o Portugal dos pequeninos......


.
um beijo

José María Souza Costa disse...

Belissimo blog Muito bom Estou lhe convidando a visitar o meu, e se possivel segurmos juntos por eles Estaremos gratos lhe esperando lá
http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

Graça disse...

Pois... nada mudou.


Um beijo e boa semana.

P disse...

Excelente evocação.

. intemporal . disse...

.

. ao que parece,,, .

.

. entre.enganos e des.enganos .

.

. aquilino estava certo .

.

.

. abraço, v. .

.

. paulo .

.

julio disse...

Aquilino, que profeta!